No dia 02/07/2024 , às 19:30 horas , aconteceu a segunda Assembleia Geral Ordinária do Condomínio Morada do Porto Residencial.
A Assembleia aconteceu no salão de festas do condomínio e estiveram presentes, além dos moradores e do síndico, o representante da administradora Bernardinelli, o representante da Barbo e a representante da Assessoria Jurídica do condomínio.
Toda a Assembleia foi gravada, para evitar qualquer contestação futura, ou ainda, para servir de esclarecimento a futuros questionamentos e dúvidas.
Esse post não é uma ata da Assembleia, mas sim, somente um resumo dos principais pontos que foram discutidos, as deliberações realizadas e um resumo do que foi ou não aprovado.
O principal objetivo dessa Assembleia foi a aprovação das alterações na Convenção do Condomínio, assim como, do Regimento Interno.
As principais mudanças propostas são:
Foram utilizadas fotos e um projeto de animação sobre como ficaria a portaria depois das obras, conforme abaixo:
O valor total desse projeto, contemplando todos os equipamentos e mudanças necessárias, como novas cláusulas, interfone para entrega, novos equipamentos para identificação facial, mão de obra e demais materiais será de R$ 70.000,00
Esse é o valor máximo, tomando por base o maior orçamento recebido. Uma vez aprovado, haverá análise dos orçamentos e definição sobre qual é a melhor alternativa.
Taxa:
Todo rateio das melhorias leva em consideração a quantidade de unidades entregues até o momento, que foram 560 unidades.
Assim sendo, esse valor será dividido por 560, sendo que caberá ao Barbo bancar os custos das unidades ainda não vendidas.
Valor por unidade: R$ 125,00
Esse valor será pago em 12 parcelas de R$ 10,42 , incluídas no boleto do condomínio.
Esse projeto foi submetido a votação e APROVADO pela maioria dos presentes.
A Barbo, embora seja detentora da maioria das unidades, optou por acompanhar os votos dos moradores, consolidando a aprovação por ampla maioria.
A criação do espaço PET é uma demanda prioritária, pois já existem muitos animais no condomínio e o número de novos moradores aumenta a cada semana, sendo assim, se faz necessário pensar nesse espaço, já que a circulação de animais pelo condomínio é proibida.
Foram apresentadas fotos do projeto e do local onde o espaço poderá ser instalado, conforme abaixo:
O espaço previamente destinado para o espaço pet é o espaço localizado ao lado da entrada do edifício garagem, na frente do bloco 04.
A escolha do local foi pensando em ser um local central e também por não haver outro espaço livre, com tamanho adequado, para a construção do espaço pet.
Para poder tirar dúvidas sobre qual é o local, o morador Alex, gentilmente nos cedeu essas imagens aéreas, para que não restem dúvidas sobre o local
Como surgiram muitos questionamentos sobre o local, disponibilizamos todas as imagens aéreas feitas, pois dessa forma, todos terão a oportunidade de ter uma visão mais ampla do nosso condomínio.
Caso localizem algum outro espaço disponível, com tamanho adequado, onde o espaço pet possa ser instalado, por favor, nos envie a sugestão.
O valor total desse projeto, contemplando todos os equipamentos e mudanças necessárias, como construção de alvenaria lateral, grades de isolamento, portão com clausura, projeto hidráulico e elétrico, construção de um dog wash, grama, areia, mão de obra e todos os demais itens necessários será de R$ 60.000,00
Esse é o valor máximo, tomando por base o maior orçamento recebido. Uma vez aprovado, haverá análise dos orçamentos e definição sobre qual é a melhor alternativa.
Taxa:
Todo rateio das melhorias leva em consideração a quantidade de unidades entregues até o momento, que foram 560 unidades.
Assim sendo, esse valor será dividido por 560, sendo que caberá ao Barbo bancar os custos das unidades ainda não vendidas.
Valor por unidade: R$ 107,14
Esse valor será pago em 12 parcelas de R$ 8,93 , incluídas no boleto do condomínio.
Esse projeto foi submetido a votação e APROVADO pela maioria dos presentes.
A Barbo, embora seja detentora da maioria das unidades, optou por acompanhar os votos dos moradores, consolidando a aprovação por ampla maioria.
O controle de acesso às áreas de lazer é uma necessidade para poder impedir que visitantes ou qualquer outra pessoa não autorizada tenha acesso às áreas de lazer do condomínio.
Essa foi uma cobrança feita em reuniões anteriores, inclusive, é do conhecimento de todos, que os visitantes já utilizaram as piscinas, no entanto, sem um controle de acesso efetivo, não há como barrar, pois uma vez que ele adentrou ao condomínio, todos os espaços são de fácil acesso.
Embora tenham ocorrido questionamentos sobre a possibilidade de não implantar esse sistema de controle, foi deliberado que não implantar o controle de acesso implicaria em deixar as coisas como hoje elas estão, ou seja, sem ter um meio eficiente para impedir o acesso não autorizado.
A maioria dos presentes optou pela implantação, sendo então apresentado o projeto abaixo, contemplando duas opções de clausuras, sendo uma inteira e outra com metade do tamanho.
Por questões estéticas e também de custo, a maioria dos presentes optou pela clausura média.
O valor total desse projeto, contemplando todos os equipamentos e mudanças necessárias, como novas cláusulas, novos equipamentos para identificação facial, mão de obra e demais materiais será de R$ 40.000,00
Esse é o valor máximo, tomando por base o maior orçamento recebido. Uma vez aprovado, haverá análise dos orçamentos e definição sobre qual é a melhor alternativa.
Taxa:
Todo rateio das melhorias leva em consideração a quantidade de unidades entregues até o momento, que foram 560 unidades.
Assim sendo, esse valor será dividido por 560, sendo que caberá ao Barbo bancário os custos das unidades ainda não vendidas.
Valor por unidade: R$ 71,43
Esse valor será pago em 12 parcelas de R$ 5,95 , incluídas no boleto do condomínio.
Esse projeto foi submetido a votação e APROVADO pela maioria dos presentes.
A Barbo, embora seja detentora da maioria das unidades, optou por acompanhar os votos dos moradores, consolidando a aprovação por ampla maioria.
As três melhorias propostas foram APROVADAS.
Por escolha da maioria dos presentes, a votação desses itens se fez de forma conjunta, embora todas as dúvidas, sobre cada um deles, tenham sido todas esclarecidas.
Um resumo dos valores das melhorias é o que segue:
Todas as melhorias custarão, por unidade, o valor de R$ 25,30, que serão cobradas no boleto do condomínio, por um período de 12 meses, a partir da cobrança no mês de agosto de 2024.
Após essas 12 parcelas, não haverá mais nenhuma cobrança a título dessas melhorias.
A implantação de todas essas melhorias terá início imediato, nas próximas semanas, após a definição da empresa vencedora.
O prazo estimado para a realização dessas obras é de 3 meses.
Não será necessário aguardar a arrecadação do valor para efetuar a obra, pois o condomínio tem saldo em caixa para pagar por essas melhorias, sendo que o valor pago, ao longo dos 12 meses, irá apenas repor esses valores para o fundo de reserva e obras.
Essa é uma demanda em face do aumento do número de apartamentos já habitados.
Serão necessários mais dois funcionários efetivos, sendo um para limpeza e o outro para serviços gerais.
O rateio do custo dos funcionários, ao contrário dos custos das melhorias, não é feito por unidade, mas por fração ideal, que nada mais é do que calcular o valor proporcional para cada apartamento, considerando a área útil total de cada unidade, conforme tabela abaixo.
A contratação de mais funcionários é um valor que é incorporado ao valor do condomínio de forma definitiva, portanto, implica num aumento real no valor pago.
A tabela acima mostra os valores para cada unidade, considerando o tamanho de cada um. Dessa forma, todos poderão ver quanto vão passar a pagar a partir de agosto de 2024.
Esse projeto foi submetido a votação e APROVADO pela maioria dos presentes.
A Barbo, embora seja detentora da maioria das unidades, optou por acompanhar os votos dos moradores, consolidando a aprovação por ampla maioria.
A atualização da convenção foi apenas no sentido de adequá-la à Legislação, portanto, nada que pudesse ser discutido ou aprovado, uma vez que trata-se de questões legais, que já foram devidamente analisadas pela Assessoria Jurídica.
O regimento interno foi trabalhado ao longo dos últimos meses, dividido por etapas, a saber:
Primeiramente ele foi discutido em várias reuniões do Conselho, onde várias sugestões foram analisadas e, ao longo dessa série de estudos, chegamos a uma prévia do regimento.
Essa prévia do regimento foi apresentada em duas reuniões gerais, sendo que a primeira foi presencial, realizada no dia no 14/05/2024, no salão de festas e a segunda, de forma virtual, realizada no dia 28/05/2024.
Durante essas duas reuniões, alguns pontos foram unanimidade, portanto, já foram considerados aprovados. Os pontos divergentes, ou seja, aqueles pontos onde não houve consenso, foram levados para votação durante a assembleia.
Os pontos levados para votação foram:
A votação envolvia manter os horários de obras e mudanças, conforme determina o regimento atual, ou alterá-lo.
Regimento atual:
As obras e mudanças podem acontecer de segunda-feira a sexta-feira, no período das 08:00 às 18:00 horas, sendo proibidas as mudanças e reformas aos sábados, domingos e feriados.
Alteração proposta:
Horário de obras e mudanças podem acontecer de segunda-feira a sexta-feira, no período das 08:00 às 17:00 horas, liberando também o sábado, das 08:00 às 12:00 horas, mas somente para obras de pequeno porte, como colocação de cortinas, colocação de quadros, etc.
Resumo: barulho no máximo de uma furadeira.
A proposta dessa alteração foi APROVADA pela ampla maioria dos presentes e acompanhada pela Barbo.
A votação envolveria manter o regimento atual ou modificá-lo
Regimento atual:
Animais não podem circular nas dependências do condomínio.
Por circular, entenda-se passeios com animais nas dependências do condomínio. Os animais podem circular do apartamento para a portaria, do apartamento para o veículo, do apartamento para a área pet.
Devem estar sempre na coleira e, caso o animal seja agressivo, também usar focinheira.
Proposta de alteração:
Liberar a circulação (passeio) dos animais nas dependências do condomínio.
A proposta dessa alteração foi REPROVADA pela ampla maioria dos presentes e acompanhados pelo Barbo.
Dessa forma, será mantido o que consta atualmente no regimento.
A votação envolvia manter o regimento atual ou o modificá-lo, permitindo alterações.
Regimento atual:
Qualquer alteração da fachada está terminantemente proibida.
Por fachada, entenda-se tudo o que está na área externa do apartamento, incluindo a sacada.
São permitidos o envidraçamento, a colocação de móveis, desde que não ultrapassem a altura do guarda-corpo (grade). Também são permitidas plantas, desde que presas para evitar a queda.
Não é permitido a colocação de qualquer objeto acima da altura do guarda-corpo.
Proposta de alteração:
Liberar a alteração da fachada, incluindo lustres, por exemplo.
A proposta dessa alteração foi REPROVADA pela ampla maioria dos presentes e acompanhados pelo Barbo.
Dessa forma, será mantido o que consta atualmente no regimento.
Importante destacar nesse item que a Barbo, excepcionalmente nesse caso, não acompanharia a votação dos moradores, ou seja, ainda que a ampla maioria dos presentes optasse por alterar a fachada, a Barbo sozinha vetaria, pois a quantidade de votos dela é superior ao total de moradores.
Também vale ressaltar que a proibição da alteração de fachada é prevista no Código Civil, ou seja, não compete a assembleia sequer deliberar sobre o assunto, pois trata-se de competência jurídica.
A votação envolvia manter o regimento atual ou a modificá-lo, impedindo completamente o acesso dos visitantes.
Regimento atual:
O atual regimento prevê a liberação de visitantes na piscina, desde que atendam aos critérios:
Proposta de alteração:
Proibir a entrada de todo e qualquer visitante na piscina.
A proposta dessa alteração foi REPROVADA pela ampla maioria dos presentes e acompanhados pelo Barbo.
Dessa forma, será mantido o que consta atualmente no regimento.
A votação envolvia manter o regimento atual ou a modificaria, alterando seus valores.
Regimento atual:
Proposta de alteração:
A proposta dessa alteração foi REPROVADA pela ampla maioria dos presentes e acompanhados pelo Barbo.
Dessa forma, será mantido o que consta atualmente no regimento.
Após o término da Assembleia, responderam vários questionamentos sobre como os procedimentos foram tomados, no entanto, vale destacar:
A partir do momento que a ata for enviada pela administradora e assinada pelo presidente da assembleia, ela já passa a ter validade e já pode ser exigida.
Posteriormente a assinatura, a ata terá que ser registrada em cartório e cumprir todos os requisitos legais, mas sua validade se inicia a partir da assinatura, que deve ocorrer, no máximo, em 10 dias.
Se você esteve presente na reunião, ouviu tudo o que foi dito e não concorda com algo do que foi transcrito aqui, por concluir que o que aqui está escrito não representa a realidade, por favor, use o formulário abaixo para nos enviar sua discordância.
Analisaremos toda e qualquer manifestação e, se procedente, faremos as devidas correções.